Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o Projeto

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul estabelece um marco na construção de uma nova agenda: a agenda estratégica de gestão de pessoas. O Estado reconhece que precisa atrair, apoiar o desenvolvimento dos servidores e de suas atividades, bem como ter lideranças compatíveis com os desafios do estado, que possam engajar seus times em prol do bem coletivo. O foco está nas pessoas, para que de fato haja o fortalecimento da capacidade de governo e haja sustentabilidade dos projetos.

Por meio do Qualifica RS, o Estado do Rio Grande do Sul estruturá ações estratégicas em capital humano, iniciando pela seleção de cargos comissionados estratégicos da Secretaria de Educação e da Secretaria de Planejamento.

De forma inovadora, serão utilizadas metodologias de recrutamento para cargos comissionados e gratificados, com publicidade, requisitos claros e possibilitada a participação no processo de todos os profissionais interessados, dentro e fora dos órgãos.

Durante o processo, pretende-se que as equipes envolvidas incorporem as boas práticas adotadas e internalizem os conhecimentos, para que, num futuro próximo, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul seja referência na pauta de recursos humanos em governos.

Parceira Estratégica

O Qualifica RS é fruto de uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul e a Fundação Lemann, representando uma Aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. As organizações se uniram para construir, em parceria com o setor público, soluções inovadoras. Essas entidades têm somado esforços em projetos que promovam o aprimoramento da gestão pública, por meio da produção de conhecimento, mobilização social e estruturação de modelos e boas práticas, entre outras ações. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.

Parceiro Especialista

O parceiro especialista do Programa é o Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos e suprapartidária que desenvolve parcerias com governos para potencializar a gestão de pessoas no setor público. No âmbito do Qualifica RS, a organização é responsável por prover apoio especializado às etapas de pré-seleção de alguns cargos, além do aporte metodológico às equipes de gestão de recursos humanos do governo gaúcho. O Vetor Brasil não é responsável pela escolha final dos candidatos e atua apenas como um parceiro contratado pela Aliança que atua em benefício do governo, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas de gestão de pessoas em nível estadual.

 

Acesse as vagas com inscrições abertas

Precisa de mais informações?

Elencamos as principais dúvidas que podem surgir sobre o processo e as respondemos aqui no site. Você pode vê-las por meio do botão abaixo e, caso ainda não tenha sanado seus questionamentos, também pode entrar em contato com a equipe de pré-seleção.

Qualifica RS