Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o Projeto

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul estabeleceu um marco na construção de uma nova agenda: a agenda estratégica de gestão de pessoas. O Estado reconhece que precisa atrair, apoiar o desenvolvimento dos servidores e de suas atividades, bem como ter lideranças compatíveis com os desafios do RS, que possam engajar seus times em prol do bem coletivo. O foco está nas pessoas, para que de fato haja o fortalecimento da capacidade de governo e haja sustentabilidade dos projetos.

Por meio do Qualifica RS, o Governo do Estado passou a estruturar ações estratégicas em capital humano, iniciando pela seleção de cargos estratégicos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Educação, processo desenvolvido entre os meses de abril e setembro de 2019.

De forma inovadora, foram utilizadas metodologias de recrutamento para cargos comissionados e gratificados, com publicidade, requisitos claros e possibilitada a participação no processo de todos os profissionais interessados, dentro e fora dos órgãos.

Agora o Qualifica RS entra numa nova etapa. A elaboração e execução de um projeto-piloto para a escolha de dois novos postos de liderança junto à Seplag - diretor (a) do Departamento de Transportes do Estado e diretor (a) do Departamento de Administração do Patrimônio Imobiliário - representa, justamente, incorporar as boas práticas adotadas na primeira fase. A equipe que atuará agora no projeto-piloto participou de treinamento em conjunto com os executores do Qualifica RS em 2019.

Desta maneira, com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas e o Departamento de Administração de Recursos Humanos (Dearh) internalizando os conhecimentos inovadores da etapa inicial, objetiva-se, num futuro próximo, replicar o modelo em vários outros processos de seleção e tornar o Governo do Estado do Rio Grande do Sul referência na pauta de recursos humanos em governos.

Parceira Estratégica

O Qualifica RS surgiu de uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul e a Fundação Lemann, representando uma Aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. As organizações se uniram para construir, em parceria com o setor público, soluções inovadoras.

Essas entidades têm somado esforços em projetos que promovam o aprimoramento da gestão pública, por meio da produção de conhecimento, mobilização social e estruturação de modelos e boas práticas, entre outras ações. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.

Parceiro Especialista

Na sua primeira etapa, o parceiro especialista do Programa foi o Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos e suprapartidária que desenvolve parcerias com governos para potencializar a gestão de pessoas no setor público. No âmbito do Qualifica RS, a organização foi responsável por prover apoio especializado às etapas de pré-seleção de alguns cargos, além do aporte metodológico às equipes de gestão de recursos humanos do governo gaúcho.

Acesse as vagas com inscrições abertas

Precisa de mais informações?

Elencamos as principais dúvidas que podem surgir sobre o processo e as respondemos aqui no site. Você pode vê-las por meio do botão abaixo e, caso ainda não tenha sanado seus questionamentos, também pode entrar em contato com a equipe de pré-seleção.

Qualifica RS