Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Etapas de Seleção

Antes de iniciar sua inscrição, recomendamos que você procure conhecer bem a vaga para a qual pretende concorrer, reflita se ela faz sentido para seu momento de carreira, entenda as atribuições e a remuneração da posição, assim como o comprometimento que o trabalho no governo exige. Isso pode ser feito por meio da leitura da descrição da vaga.

Novo ed962f4e e557 43a2 b823 0520feba4fc9

 

As etapas de seleção podem ser alteradas de acordo com cada posição. Abaixo, seguem as fases padrões a todas as posições, e dicas de como se preparar para elas. Todas as etapas são obrigatórias e, dentre elas, algumas são eliminatórias, com as mesmas podendo ocorrer simultaneamente. Confira abaixo todos os detalhes das etapas de avaliação:

1 - ANÁLISE CURRICULAR

A Análise Curricular é uma etapa eliminatória. Nela, é necessário preencher um formulário de inscrição online com as seguintes informações:

  • Informações pessoais
  • Histórico acadêmico
  • Histórico profissional
  • Referências profissionais
  • Atividades voluntárias
  • Idiomas e certificações
  • Motivações para participar do processo de avaliação
  • Informações complementares

Como se preparar para a etapa?

A preparação para essa etapa requer que você reflita sobre suas motivações pessoais e profissionais para participar da seleção. Essa reflexão é muito importante, pois sua motivação, a ser informada no formulário de inscrição, será levada em consideração na etapa de análise curricular. Para contribuir com sua reflexão, você pode se preparar conhecendo mais a respeito da posição pretendida e das etapas do processo seletivo, observando as informações que constam neste site.

No momento de inscrição, é necessário ter em mãos os números do RG e CPF e contatos de, ao menos, uma pessoa que foi sua superior direta para fornecer sua referência profissional.

Estimativa de duração da etapa: 1 hora


2 - TESTE DE PERFIL

O teste de perfil não é uma etapa eliminatória. Você realizará o teste em uma ferramenta online, que descreverá suas principais características profissionais e estilo de trabalho.

Como posso me preparar para a etapa?

A preparação para essa etapa requer apenas que você responda ao teste em um lugar calmo e com boa conexão à Internet, visto que seu resultado apenas refletirá características já intrínsecas a sua pessoa. Neste teste, não existe resposta certa ou errada, pois você responderá às questões propostas conforme suas próprias convicções.

Estimativa de duração da etapa: 30 minutos

3 - TESTE DE CRENÇAS

A pesquisa de crenças não é uma etapa eliminatória. Esta etapa consiste no preenchimento de um formulário online, que serve para identificar se há compatibilidade entre os seus valores pessoais e os objetivos do Governo do Rio Grande do Sul com este processo de seleção.

Como se preparar para a etapa?

A preparação para essa etapa requer que você reflita sobre o seu posicionamento e valores pessoais sobre tópicos como diversidade no setor público, eficiência dos serviços e produtividade dos servidores. Estas reflexões ajudarão a responder a Pesquisa de Crenças com maior assertividade.

Estimativa de duração da etapa: 1 hora

4 - ENTREVISTA DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS E REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS

A entrevista por competências é uma etapa eliminatória, realizada de forma individual e online, na qual você deverá:

Apresentar suas trajetórias e experiências profissionais, acadêmicas e pessoais e principais conquistas;

Indicar o seu momento de carreira;

Explicar como ocupar a posição almejada faria sentido para seu desenvolvimento profissional e como poderia contribuir para o estado do Rio Grande do Sul.

Como posso me preparar para a etapa?

Tenha objetividade

Recomendamos que valorize o tempo do entrevistador e procure aproveitar ao máximo o momento da entrevista para mostrar quem você é. A assertividade é uma aliada neste momento.

Cite exemplos

A entrevista não é o momento para fazer um discurso inspiracional ou falar de maneira abstrata. Ao responder sobre a trajetória, sugerimos que exemplifique situações que permitam a quem estiver realizando a entrevista avaliar a relevância de determinadas experiências.

Reflita sobre experiências críticas

Quais experiências foram mais relevantes em sua trajetória profissional? Recomendamos que considere situações, por exemplo, nas quais demonstrou capacidade para liderar e mobilizar pessoas, entregar resultados relevantes e propor inovações.

Deixe clara a sua motivação

Recomendamos que seja transparente com a pessoa responsável pela entrevista sobre o que motivou sua participação neste processo e porque faz sentido assumir o desafio no Estado do Rio Grande do Sul.

Teste a sua internet

A entrevista ocorrerá online por meio de ferramenta de videoconferência. Portanto, sugerimos que teste a conectividade da internet antes de iniciar a entrevista, além da câmera e do microfone. É recomendado que você teste sua conexão com antecedência e, caso possua algum problema, informe a equipe de pré-seleção assim que possível, para que ela possa deliberar cada situação individualmente.

Atente-se ao horário de agendamento

Os agendamentos são realizados com base no horário de Brasília. Por isso, residentes em regiões com fuso horário diferente devem se atentar ao horário da entrevista. Haverá tolerância de 15 minutos em caso de atrasos.

Estimativa de duração da etapa: 2 horas

REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS

O contato com as referências profissionais não é uma etapa eliminatória. Nesta etapa, as referências profissionais indicadas por você no momento da inscrição serão contatadas por telefone pela equipe de pré-seleção para responder algumas perguntas sobre sua atuação e perfil profissional.

Como posso me preparar para a etapa?

A preparação para essa etapa requer que você entre em contato com as referências profissionais assim que for notificado(a) de sua aprovação na etapa de análise curricular, e explique o que é o processo seletivo, para qual posição você está se candidatando e qual é sua motivação. É importante que sejam recomendados, no momento da inscrição, de 1 a 3 profissionais com quem trabalhou, sendo obrigatoriamente contatos de superiores diretos a você nos últimos 15 anos. É importante que as referências profissionais te conheçam suficientemente para fornecer indicações.

Estimativa de duração da etapa: 20 minutos

5 - ENTREVISTA COM ESPECIALISTAS

O painel com especialistas é uma etapa eliminatória, e consiste em uma entrevista online sobre seus conhecimentos específicos na área da posição que você almeja, sua trajetória profissional e motivações para atuar num cargo de liderança no setor público. Para esta etapa, são convidados tanto especialistas em gestão pública, como especialistas nas áreas de cada processo de pré-seleção.

Como posso me preparar para a etapa?

A preparação para essa etapa requer que você reflita sobre sua trajetória profissional e acadêmica e tenha em mente todas as suas motivações para participar do processo de pré-seleção. As dicas sobre como se preparar para a etapa de Entrevista de Mapeamento de Competências também podem ser úteis nesta etapa.

Estimativa de duração da etapa: 1 hora

6 - ENTREVISTA FINAL COM O GESTOR DA VAGA

A entrevista com o gestor da vaga também é uma etapa eliminatória. Nela, os finalistas recomendados ao gestor da vaga para ocuparem as posições disponibilizadas serão entrevistados pela equipe do gestor da vaga, que ficará responsável pela escolha e nomeação de quem assumirá a vaga.

Como se preparar para a última etapa?

A preparação para essa etapa requer que você estude a respeito da estrutura do Governo do Rio Grande do Sul e, de forma mais específica, do cargo que você almeja, procurando conhecer o perfil dos atuais gestores e escopo de suas atuações. É importante refletir sobre o seu perfil pessoal de trabalho e motivações para ocupar o cargo. As dicas sobre como se preparar para a etapa de Entrevista de Mapeamento de Competências também podem ser úteis nesta etapa.

Estimativa de duração da etapa: 1 hora

*Ressaltamos que a ordem e realização das etapas podem variar conforme a posição pretendida ou outros fatores, com a estrutura apresentada sendo o padrão do processo de seleção.

Precisa de mais informações?

Elencamos as principais dúvidas que podem surgir sobre o processo e as respondemos aqui no site. Você pode vê-las por meio do botão abaixo e, caso ainda não tenha sanado seus questionamentos, também pode entrar em contato com a equipe de pré-seleção.

Qualifica RS