Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o Projeto

O Qualifica RS surgiu de uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul e uma Aliança de organizações do terceiro setor, para estruturar ações estratégicas em capital humano, iniciando em 2019 pela seleção de cargos estratégicos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e da Secretaria de Educação.

Foram utilizadas metodologias de recrutamento para cargos comissionados e gratificados, com publicidade, requisitos claros e possibilitada a participação no processo de todos os profissionais interessados, dentro e fora dos órgãos.

A equipe da Divisão de Gestão de Pessoas por Competência (DCOMP), inserida na área de Gestão de Pessoas da SPGG, foi preparada para internalizar esta metodologia, no âmbito do Governo do Estado, tendo realizado, desde 2020, a seleção de lideranças para mais de 30 cargos em diversas Secretarias.

O projeto Qualifica RS objetiva a atração e seleção de pessoas por competências para cargos estratégicos no Estado do RS. Atraindo talentos de forma acessível, transparente e igualitária. 

Seleção de Lideranças no Serviço Público pela Matriz de Competência: o Guia de Seleção de Lideranças no Serviço Público e a Experiência da Internalização Prática do Qualifica RS e do Transforma Minas 

Precisa de mais informações?

Elencamos as principais dúvidas que podem surgir sobre o processo e as respondemos aqui no site. Você pode vê-las por meio do botão abaixo e, caso ainda não tenha sanado seus questionamentos, também pode entrar em contato com a equipe de pré-seleção.

Qualifica RS